domingo, 26 de dezembro de 2010

Reduzindo Deus


Nesta quinta parte uma breve reflexão, te convido a juntos meditarmos um pouco sobre um aspecto que em muito tem afetyado o evangelicismo atual e por vezes se quer percebemos e talvez essa seja a razão por tamanho incômodo de minha parte.
O conhecimento de Deus é algo extraordinário e maravilhoso . Quando lemos a bíblia temos uma noção do quão maravilhoso e infinito é Deus. Ficamos, muitas vezes, pasmos com a grandeza do Deus que a bíblia nos mostra. Temos uma bíblia com exatos 66 livros diferentes e Deus está presente em cada um de formas diferentes.
Essa soberania de Deus desde sempre foi atacada pelas nossas mentes caídas e pecaminosas. Quando lemos a bíblia e adquirimos certo conhecimento dela acabamos cedendo a tentação de querer mensurar a Deus, e com isso, de certa forma acabamos ferindo a soberania de Deus.
Não estou dizendo que o que sabemos não seja importante ou irrelevante, estou dizendo que apesar de sabermos "muito" sobre Deus e sua palavra, nunca conseguiremos explicá-lo por completo, como se fosse uma obra acabada.
Nesta tentativa de reduzir Deus temos desencadeado uma série de mudanças trágicas no evangelicismo atual, com essa sociedade secularizada tendemos a querer explicar tudo como se o próprio Deus estivesse por traz dessas explicações.
Estamos reduzindo Deus a explicações lógicas. Em muitas igrejas Deus é reduzido a um manual de preceitos morais, a regras de conduta, onde a pessoa deve viver numa bolha, isolado do mundo exterior para não se contaminar com ele.
Deus está sendo reduzido ao que se pode ver, tocar, sentir. Quando fazemos ou temos este tipo de pensamentos reducionistas, nossa vida passa a ser tediosa, sem sentido, chata, pois começamos a perder o interesse por um Deus que é medido porm mim, tocado e contado em númeors. O pensamento reducionista está inclusive nos pulpitos das igrejas travestidos de explicações intelectualizadas, em ensinamentos que fomentam o prazer pessoal, o bem estar individual, ou seja, esse pensamento nos torna egoístas, pois patenteamos Deus em explicações falidas à pessoas detrossadas pela tragédia ou perda de entes queridos.
Quando escrevi sobre o problema da decepção com Deus sabia que em muito a decepção ocorre devido ao pensamento reducionista sobre Deus. De certo modo, quando minha expectativa é frustrada é o resultado de ter reduzido Deus àquela expectativa e como Ele não fez acontecer o que eu queria me decepcionei.
Estivemos em época de eleição e vimos alguns candidatos ou partidos reduzindo Deus a idéias puramente humanas, que em nada vislumbram a eternidade.
Lutamos com unhas e dentes por aquilo que vemos e por aquilo que queremos, e o ativismo começa a ser explicação da não busca a Deus. deixamos de orar por falta de tempo, não lemos mais a palavra porque estamos cansadaos demais do dia de trabalho stressante. A chamada vida de devoção está comprometida. reduzimos Deus ao palpável e com um Deus reduzido eu posso apresentar minhas explicações, pois já que Ele é mensurável minha explicação basta.

O problema do pensamento contemporâneo é o que ele pensa que a única forma de reduzir deus é deixando de ir a igreja, ou mesmo vivendo de conformidade com o mundo, e esquece-se que a igreja está abarrotada de reducionistas de Deus.

Mas, o que quero dizer com tudo isso?

Parece que falei muitas coias que em nada tem haver com reduzir Deus, mas só parece, essa é a sutileza do pensamento moderno. Deus está sendo reduzido as minhas explicações, ao meu conhecimento, ao meu saber, a minha longa experiência com Deus me efz capaz de contá-lo nos dedos.

Porque buscar o espiritual nãz faz tanto sentido hoje em dia? Aquilo que não vemos é o mais importante e ainda assim nossa prioridae é o visível, é o palpável.
Deus é infinito, inexplicável, incontável, soberano e nunca conseguiremos explicá-lo satisfatoriamente.

Tenhamos cuidado, pois estamos rodeados de pensamentos reducionistas e nossa tendência é abarçá-los como verdade absoluta acimda de tudo. Ao longo da história a imagem da igreja nunca foi tão ridicularizada como hoje em dia, entendo que isso não é apenas resultado do mundo com o diabo atuandonele; entendo que a igreja tem culpas sim e uma delas é exatamente reduzir Deus a tudo o que vejo, o ganhar a vida usando a fé.
Oremos para que Deus tenha misericórdia de nós e que nós voltemos a atenção a palavra,a bíblia, pois nela encontraremos o Deus infinito que tanto reduzimos diariamente.

Paz de Cristo a todos.