sábado, 24 de abril de 2010

Os mercadejantes da fé.


Uma prática que há muito é experimentada e vivida pelos ditos seguidores de Cristo é chamada pelo nome de mercado da fé. Mas o que caracteriza esse chamado mercado da fé???
Justamente o desejo e a busca de lucrar com o que a fé pode oferecer. Mas vamos por partes.

Não é de hoje que os mercadejantes da fé atuam. Esse não é um acontecimento que surgiu há pouco tempo. Não. Essa é uma prática que vem desde os primeiros séculos da era cristã. Por exemplo, na idade média essa prática era comum através de vendas de indulgências. Mas como funcionava isso?? Era assim, se você quizesse comprar um utensílio o qual traria sorte e bençãos de todas as formas você simplesmente comprava partes de objetos e até partes de corpos de alguns dos discípulos, exemplo, pedaços de ossos, roupas que supostamente usaram, objetos que eles "usavam" e até algusn materiais e trabalho. Assim fazendo você traria muitas bençãos a sua vida material e até espiritual como, por exemplo, a diminuição do perído que você passaria num lugar onde seus pecados eram purgados. E assim essa prática vem desde muitos, mas muito tempo até chegar em nossa geração, onde finalmente muitos acordaram do seu sono cético. Mas mesmo assim esse mercado continua com toda força. Vamos ver alguns exemplos contemporâneos desat prática anti-bíblica, imoral, erética e diabólica.
Hoje esse mercado tomou proporções gigantescas e muitas formas. Se tornando ainda mais perigoso e alienante. Em muitas vertentes desse conhecido cristianismo o mercado se apresenta idêntico ao feito no princípio da era cristã, mas em muitas outras vertentes ele se apresenta de outra forma. Hoje as indulgências ao invés de serem materiais são "espirituais". Você pode supostamente comprar curas divinas, vencer na vida financeira, receber os dons, ganhar empregos bons é só barganhar com Deus através de ofertas alçadas. Perceba que eese merado da fé nunca priorizou o Cristo da cruz. Ou levou em consideração o vesículo que diz: " No mundo tereis aflições" Nesse mercado a aflição, a pobreza, a doença se tornaram sinônimo de demônios, satanás, pecados, maldições entre outros.
Percebo que muitos líderes que antes eram piedosos e amavam verdadeiramente o genuino evangelho de Cristo se deixaram enveredar e se enganar e se venderam a esse evangelho mercantil. Hoj negam as verdades fundamentais da bíblia e estão em luxos, em palácios cheios de conforto e vendendo a fé e as bençãos do evangelho.
Estamos vivendo uma época onde o mundo vê o evangelho maculado justamente por esse moviemnto que mercadeja a fé. Hoje o mundo não mais respeita o evangelho, pastor virou sinônimo de ladrão, igreja virou a casa da moeda, e agora é seita também. Crente é sempre ex- alguma coisa. E tá se escondendo na igreja. Dízimo é roubo, não é mais uma ordenança bíblica. Sei que existe o outro lado da história, onde há o verdadeiros cristãos e que não tem sido visto.
Estou triste com o que tem acontecido coma imagem do evangelho diante do mundo. O evangelho de Cristo se tornou zombaria e sinônimo de roubo. Homens que sem piedade alguma mercadejam a fé colocando na transferido na imagem de Cristo algo que ele nunca defendeu.

O mercado da fé cresce coma propaganda de ganhar sempre e para isso você só precisa dar uma pequena contribuição a instituição, ou seja, troque, barganhe com Deus, não precisa de sacrifícios, nem conversão. Muito menos de discipulado. É claro que você quer receber as bençãos de Deus e sair da maldição, da doença, do desemprego e da pobreza, é com esse discurso que os mercadejantes da fé estão ganhando a vida. É triste ver o evangelho passar por tantas mudanças. Grande juízo pesará sobre nossa gerção. Criaram um termo para amenizar e fazer com que as pessoas aceitem como bíblico esse mercado. O termo é teologia da prosperidade . Não seprega mais salvação, nem conversão, nem arrependimento, nem seus congeneres. É triste o que está acontecendo como Cristianismo no Brasil. (a salvo muitas igrejas!!)

Oro a Deus que tenha misericórdia de nós e nos ajude a permanecermos fiéis até a Sua volta.

Ser criança


Ser criança é ser feliz, é ser amante da simplicidade, é ser levada por onde a vida nos leva. é ser ingênua, é ser simplesmente criança.
Gostarioa de nessa postagem homenagear os ser mais lindo e singelo do mundo - chamado criança. Um ser que não faz exigências, nem reclamações disnecessárias. Não brigam e nem fazem guerras, não setem prazer com as desgraças alheias. Não vivem em função do sempre ter, não são controladoras, não fazem questão de manchar a imagem dos outros . Que perdoam e esquecem, que não estão felizes quando as pessoas não estão felizes perto delas. Que não se importam quandose tem que trabalhar cedo demais.
As crianças são de uma pureza tão bela que um simples sorriso é capaz de nos motivar para mais um dia duro de trabalho. São tão simples que fazem festa com um simples punhado de areia. Elas acham tão lindo o fogo, a água, hum.... como elas sentem-se felizes em comer um simples pacote de pipoca,... hum como é delicioso um pirulito de morango. Nossa como é divertido pular, brincar, gritar, cantar e sorrir !!!!
Mas quando elas caem no chão elas choram. Nossa como dói um machucado na perna! Mas mesmo assim elas não perdem o tempo de se divertir. E logo voltam para a brincadeira, e nem parece que o vermelhão na perna dói.
Nossa, mas quanto sentido elas encontra na areia da praia. Os castelos de areia com suas princesas e príncipes. Como é divertido correr das ondas do mar. É tão legal quando papai e mamãe nos levam a praça, ... hum é tão bom descer escorregando no escorrego!!!
É incrível a facilidade delas de fazerem novos amiguinhos e não importa se são meninos ou meninas, branquinhos ou negrinhos, bonitos ou feios., não há restrições quando o objetivo é se divertir. Hum... é tão gostoso o picolé que papai compra quando canso de brincar!!! É tão bom quando mamãe me empurra no balançinho!!!
Quanto temos a aprender com as crianças!!!! Quantas lições elas nos ensinam sem se quer saber disso!!!
Certa vez assisitindo a uma entrevista com uma pessoa que fez história neste mundo ele afirmou: " Se retirassem todas as crianças do mundo a vida perderia o colorido e eu seria o primeiro a pular pela janela do meu apartamento." O dono desta frase chamava-se Michel Jackson.

Fico muito triste em ver muitas crianças sendo exploradas comregime de trabalho escravo tendo de trabalhar em lixões correndo risco de vida e perdendo seu mais lindo sonho o de simplesmente ser criança. No dia 05 de abril de 2010 começei a assistir uma série de reportagens sobre o trabalho infantil é aterrador ver crianças em lixões catando o que comer!! Sem falar de abusos sexuais que são terrivelmente feitos, mas paremos por aqui com este lado do assunto.

Em dias chuvosos é tão legal fazer barquinhos e vê-los flutuar por sobre as águas. Hum... dá tanto medo ouvir os trovões que eu corro pra mamãe ou pro papai pra me abraçar e pra ficar seguro. Hum é tão gostoso o café com leite da mamãe!! Melhor ainda sãoa s histórias que ela conta pra eu dormir.
É tão legal ir à escola aprender com tia Lúcia e brincar com meus coleguinhas. Em fim, ser criança é o máximo!!! Sabe porquê? Porque se não tenho brinquedo, não vou ao parque, não vou a praia e nem a escola, e não tenho coleguinhas pra brincar então eu pego as caixinhas de fósforo e as latas de óleo que a mamãe usa e algumas pedrinhas e pronto!!! Minha imaginação alça vôo. E logo estou arrodeado de amiguinhos imaginários e sempre tenho um herói favorito que sempre vem me salvar. Ser criança é o máximo!!!


Fiz este texto sem utilizar fonte alguma, pois assim como as crianças minha mente precisa alçar vôo. Espero que cada dia aprendamos sempre uma lição de vida com esses pequeninos seres brilhantes e sejamos eternas crianças.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que é a vida?


Por muitos e muitos anos e desde sempre os homens de todas as épocas fizeram a pergunta que até hoje se discute "O que é a vida?" Sempre existiram duas linhas de respostas. Os religiosos diziam ser uma dádiva de Deus e os não religiosos diziam ser algo a ser conquista dezendo-se ser cada um responsável por ela e pelo que se faz dela.
Entendo que ambos os lados estão corretos e não se opõem em momento algum. O problema com isso encontra-se na forma de enxergar a vida que os religiosos têm, pois em sua maioria buscam a vida toda agradar seu Deus e se esquecem de viver a vida que esse Deus lhes deu.
Em Romanos cap. 11 e versos 33 ao 36 encontramos as seguintes expressões:

" Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus ! Quão insodáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
Quem conheceu a mente de Senhor?; Ou quem foi seu conselheiro?
Quem primeiro lhe deu para que Ele o recompense? Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém."


Observe que o versículo diz que dEle são todas as coisas, não no sentido de que pertence a Ele, mas que procedem dEle. Isto significa que todas as coisas da nossa vida são dEle de Deus por isso devemos lhe devolver durnte nossa vida, pois tudo é dEle. Vivemos para Ele.
Quando Deus concede riquezas e prosperidade a uma pessoa que entende que tudo é de Deus essa pessoa desfruta dessa riqueza glorificando a Deus e sem medo de perdê-la, pois sabe que é uma dádiva de Deus.
Em seguida os versículo diz: "(...) por Ele são todas as coisas(...)" isso quer dizer que eu não preciso deixar de lado todas as coisas para me relacionar com Deus, mas que eu me relaciono com Deus enquanto me relaciono com todas as coisas, ou que é justamente quando me relaciono com todas as coisas que me relaciono com Deus.
Quando me relaciono com as coisas através de Deus, me relaciono com Deus. Desfrutar um põr do sol, uma praia, os pássaros pode e deve ser o mesmo que desfrutar de Deus e deliciar-se nEle, não há nada de panteísmo nisto.
Quer agradar a Deus? Passe o tempo com seus filhos, presentei-os, ande de bicicleta com eles, faça rodas de amigos. Se delicie com comdas que gosta. Se você não está servindo a deus fazendo assim não há outra forma de servi-lo. Deus não é o oposto das coisas. Ele é o pleno sentido de todas elas e por Ele são todas as coisas.
Por fim o versículo diz "Para Ele são todas as coisas". Uma vida centrada em si mesma é o próprio inferno na terra, mas também dar as costas a tudo visando viver para Deus é como decidir se mudar para o céu.
Devemos viver de tal forma que fique evidente que para Ele são todas as coisas de nossa vida. Isso inclue vuidar e gozar das coisas inclusive materiais, pois para Ele é que assim o fazemos.
Qual o sentido de uma casa cheia de espaço e vazia de gente? Qual o sentido de um bolo não fatiado e não comido? As coisas não têm finaildade em se mesmas, por essa razão todas as coisas que ficam retidas para satisfação egoísta apodrecem, são como o talento enterrado.
Somos também a roupa que vestimos, o cônjuge que amamos, o trabalho que fazemos, a casa que moramos, o carro que dirigimos, os amigos que temos.
Conscientes de que para ele são todas as coisas entreguemos tudo a Deus. E o que Ele faz com aquilo tudo? Deus devolve para nós.
O prazer de Deus - e consequentemente o nosso - é nos ver desfrutando daquelo que Ele mesmo concedeu.
A melhor maneira de homenagear uma cachoeira é tomar um banho nela.



Foram feitas algumas adaptações do cap. 2 do livro de Ed René Kivitz "o Livro mais mal-humorado da bíblia."