sábado, 24 de abril de 2010

Os mercadejantes da fé.


Uma prática que há muito é experimentada e vivida pelos ditos seguidores de Cristo é chamada pelo nome de mercado da fé. Mas o que caracteriza esse chamado mercado da fé???
Justamente o desejo e a busca de lucrar com o que a fé pode oferecer. Mas vamos por partes.

Não é de hoje que os mercadejantes da fé atuam. Esse não é um acontecimento que surgiu há pouco tempo. Não. Essa é uma prática que vem desde os primeiros séculos da era cristã. Por exemplo, na idade média essa prática era comum através de vendas de indulgências. Mas como funcionava isso?? Era assim, se você quizesse comprar um utensílio o qual traria sorte e bençãos de todas as formas você simplesmente comprava partes de objetos e até partes de corpos de alguns dos discípulos, exemplo, pedaços de ossos, roupas que supostamente usaram, objetos que eles "usavam" e até algusn materiais e trabalho. Assim fazendo você traria muitas bençãos a sua vida material e até espiritual como, por exemplo, a diminuição do perído que você passaria num lugar onde seus pecados eram purgados. E assim essa prática vem desde muitos, mas muito tempo até chegar em nossa geração, onde finalmente muitos acordaram do seu sono cético. Mas mesmo assim esse mercado continua com toda força. Vamos ver alguns exemplos contemporâneos desat prática anti-bíblica, imoral, erética e diabólica.
Hoje esse mercado tomou proporções gigantescas e muitas formas. Se tornando ainda mais perigoso e alienante. Em muitas vertentes desse conhecido cristianismo o mercado se apresenta idêntico ao feito no princípio da era cristã, mas em muitas outras vertentes ele se apresenta de outra forma. Hoje as indulgências ao invés de serem materiais são "espirituais". Você pode supostamente comprar curas divinas, vencer na vida financeira, receber os dons, ganhar empregos bons é só barganhar com Deus através de ofertas alçadas. Perceba que eese merado da fé nunca priorizou o Cristo da cruz. Ou levou em consideração o vesículo que diz: " No mundo tereis aflições" Nesse mercado a aflição, a pobreza, a doença se tornaram sinônimo de demônios, satanás, pecados, maldições entre outros.
Percebo que muitos líderes que antes eram piedosos e amavam verdadeiramente o genuino evangelho de Cristo se deixaram enveredar e se enganar e se venderam a esse evangelho mercantil. Hoj negam as verdades fundamentais da bíblia e estão em luxos, em palácios cheios de conforto e vendendo a fé e as bençãos do evangelho.
Estamos vivendo uma época onde o mundo vê o evangelho maculado justamente por esse moviemnto que mercadeja a fé. Hoje o mundo não mais respeita o evangelho, pastor virou sinônimo de ladrão, igreja virou a casa da moeda, e agora é seita também. Crente é sempre ex- alguma coisa. E tá se escondendo na igreja. Dízimo é roubo, não é mais uma ordenança bíblica. Sei que existe o outro lado da história, onde há o verdadeiros cristãos e que não tem sido visto.
Estou triste com o que tem acontecido coma imagem do evangelho diante do mundo. O evangelho de Cristo se tornou zombaria e sinônimo de roubo. Homens que sem piedade alguma mercadejam a fé colocando na transferido na imagem de Cristo algo que ele nunca defendeu.

O mercado da fé cresce coma propaganda de ganhar sempre e para isso você só precisa dar uma pequena contribuição a instituição, ou seja, troque, barganhe com Deus, não precisa de sacrifícios, nem conversão. Muito menos de discipulado. É claro que você quer receber as bençãos de Deus e sair da maldição, da doença, do desemprego e da pobreza, é com esse discurso que os mercadejantes da fé estão ganhando a vida. É triste ver o evangelho passar por tantas mudanças. Grande juízo pesará sobre nossa gerção. Criaram um termo para amenizar e fazer com que as pessoas aceitem como bíblico esse mercado. O termo é teologia da prosperidade . Não seprega mais salvação, nem conversão, nem arrependimento, nem seus congeneres. É triste o que está acontecendo como Cristianismo no Brasil. (a salvo muitas igrejas!!)

Oro a Deus que tenha misericórdia de nós e nos ajude a permanecermos fiéis até a Sua volta.

Um comentário:

  1. Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! (2Tm 3.1-5)Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Continua nessa tua força meu irmão, pois o Senhor é com tigo. Amém!

    ResponderExcluir