-->
A graça sem graça. Há como a graça tem sido sem graça. Dai você diz: "Mas que absurdo é esse que você está falando? Como você pode afirmar tal heresia? Dizer que a graça está sem graça é uma afronta aos céus, é uma afronta a Deus!!!"
Te peço um instante para que eu possa te explicar. O Pr. Ricardo Gondin diz o seguinte: "Mesmo reconhecendo que a graça foi exaustivamente estudada e definida pela teologia , é preciso redescubri-la nos lábios do Nazareno." "Os favores imerecidos de Deus não podem ficar circunscritos às codificações teológicas."
Sou do tipo de pessoa que concorda que poucas coisas estão fechadas pra discussão, porém a "graça" não se encaixa nesses poucos assuntos. Quando ouço a palavra graça sinto que ela vai muito mas muito longe do que a definição de "favor imerecido", esta palavra está na base da cristandade, ela é uma das maiores expressões do amor e da bondade e justiça de Deus.
Graça. palavra que me toca de tal forma que penso em parar de escrever, pois sei que não direi o suficiente para satisfazer a mim mesmo e a quem ler o que escrevo. Me sinto mui pequeno para falar de tamanha expressão.
Já desistir de tentar explicar ou ceder a tentação de escrever sobre a maravilhosa, sublime, extraordinária, bendita, infinita, sobrenatural e tantos outros adjetivos que a graça possui, e vou me deter em protestar sobre a graça sem graça.
Bom parece estranho usar o termo graça sem graça, mas você vai me entender. Ouvir pregações e as músicas evangélicas de hoje em dia é apenas parte de manifestações da graça do Pai, porém apesar de ser apenas uma parte ela está um tanto defeituosa, um tanto sem graça. Ouvimos histórias mirabolantes de milagres, de curas divinas, de dons do Espírito, de exorcismos extraordinários, de o bem triunfando sobre o mal e ai está todo o problema. A cada acontecimento acima dizemos “ai está a graça de Deus”, mas será que a graça se resume apenas acontecimentos similares ao acima citados? Será que a graça é mesquinha? Como ela pode ser revelada de forma maravilhosa na vida e não da mesma forma na morte? Será que é apenas nas bênçãos que a graça está presente? É exatamente isso que a graça tem se transformado nos corações das pessoas hoje em dia.
Porque num testemunho de uma vida que se salvo numa queda de avião damos aleluias!!! Glórias a Deus!!! Em e contrapartida nada dizemos a respeito dos que morrem com a tragédia? Será que o problema da graça sem graça não vem a tona nesta situação?
Porque queremos pregar o evangelho a pessoas de barrigas vazias achando que apenas isso lhes saciara a fome? A será que para estes a graça tem graça mesmo? Porque exaltamos a Deus quando o pregador fala línguas estranhas e profetiza quando ao mesmo tempo não glorificamos quando o mesmo pregador repreende a igreja? Será que a graça foi maior no primeiro momento?
Vou responder. A graça é graça na morte ou na vida. A graça tem o mesmo sentido na vida do que sobrevive à tragédia do avião quanto dos que morrem. Não estou dizendo que não devamos nos entristecer, mas digo que a graça é graça se eu vivo ou se morro. Com Cristo a graça foi uma durante sua vida, e quando Ele morreu, ela cresceu sobremaneira. Graça.
Graça sem graça dos famintos que ouvem o abastado falar de um Deus grande e abençoador, porém não vê que esse seguidor se quer segue o exemplo do Deus que diz seguir, isso é graça sem graça.
A religiosidade não cristã é outra demonstração da graça sem graça, ou seja, o interesse no bem estar e no ganhar a vida com o evangelho da prosperidade macula a graça do pai e a torna injusta e sem graça. Estou triste, muito triste em ver que a graça está perdendo a graça. Em nossa vida diariamente a vejo ser manipulada como quem joga uma partida de dominó, onde o mais inteligente sabe como ganhar dos adversários. A graça de Deus é absolutamente diferente do que tem sido apresentado como graça.
Hoje em dia sinto que muito em breve ela já não será conhecida como a maravilhosa expressão do amor do Pai. Não estou propondo uma revolução, mas vos peço que em seus corações preservem a graça de Deus intacta da contaminação espiritual atual. É a única coisa que peço. Deixe que a graça do pai esteja sempre em teu olhar o mundo, que possas ver também na morte, pois na morte do Mestre está a explosão da graça.
Deus esteja contigo.
Se eu estivesse no (certo) programa de televisão “Tiraria o Chapéu” para você por esta breve reflexão.
ResponderExcluirA graça seja com todos vós. Amém! Hebreus 13:25
GRAÇA, GRAÇA
1 A graça de Deus revelada
Em Cristo Jesus, meu Senhor,
Ao mundo perdido é dada
Por Deus d’infinito favor.
Graça, graça,
A mim basta a graça de Deus: Jesus;
Graça, graça,
A graça eu achei em Jesus.
2 A graça de Deus é mais doce,
Do que bens terrestres daqui;
Em gozo meu choro tornou-se
Correndo Sua graça p’ra mim.
3 Mais alta que nuvens celestes,
Mais funda que profundo mar,
A fonte da vida fizeste,
Na qual nos podemos fartar.
4 A graça de Deus hoje prova
Tu que vives na perdição,
Pois Ele te salva, renova,
Também limpa teu coração.
Propositalmente citei o hino acima do autor: P.L.M. - Paulo Leivas Macalão. O mesmo encontra-se entre os 640 hinos da Harpa Cristã; cujo nº é 205. Para lembrete nosso, ao cantarmos nas nossas igrejas nos dias de domingo (culto da família), não esqueçamos o que é graça. Amém!