sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que é a vida?


Por muitos e muitos anos e desde sempre os homens de todas as épocas fizeram a pergunta que até hoje se discute "O que é a vida?" Sempre existiram duas linhas de respostas. Os religiosos diziam ser uma dádiva de Deus e os não religiosos diziam ser algo a ser conquista dezendo-se ser cada um responsável por ela e pelo que se faz dela.
Entendo que ambos os lados estão corretos e não se opõem em momento algum. O problema com isso encontra-se na forma de enxergar a vida que os religiosos têm, pois em sua maioria buscam a vida toda agradar seu Deus e se esquecem de viver a vida que esse Deus lhes deu.
Em Romanos cap. 11 e versos 33 ao 36 encontramos as seguintes expressões:

" Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus ! Quão insodáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
Quem conheceu a mente de Senhor?; Ou quem foi seu conselheiro?
Quem primeiro lhe deu para que Ele o recompense? Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém."


Observe que o versículo diz que dEle são todas as coisas, não no sentido de que pertence a Ele, mas que procedem dEle. Isto significa que todas as coisas da nossa vida são dEle de Deus por isso devemos lhe devolver durnte nossa vida, pois tudo é dEle. Vivemos para Ele.
Quando Deus concede riquezas e prosperidade a uma pessoa que entende que tudo é de Deus essa pessoa desfruta dessa riqueza glorificando a Deus e sem medo de perdê-la, pois sabe que é uma dádiva de Deus.
Em seguida os versículo diz: "(...) por Ele são todas as coisas(...)" isso quer dizer que eu não preciso deixar de lado todas as coisas para me relacionar com Deus, mas que eu me relaciono com Deus enquanto me relaciono com todas as coisas, ou que é justamente quando me relaciono com todas as coisas que me relaciono com Deus.
Quando me relaciono com as coisas através de Deus, me relaciono com Deus. Desfrutar um põr do sol, uma praia, os pássaros pode e deve ser o mesmo que desfrutar de Deus e deliciar-se nEle, não há nada de panteísmo nisto.
Quer agradar a Deus? Passe o tempo com seus filhos, presentei-os, ande de bicicleta com eles, faça rodas de amigos. Se delicie com comdas que gosta. Se você não está servindo a deus fazendo assim não há outra forma de servi-lo. Deus não é o oposto das coisas. Ele é o pleno sentido de todas elas e por Ele são todas as coisas.
Por fim o versículo diz "Para Ele são todas as coisas". Uma vida centrada em si mesma é o próprio inferno na terra, mas também dar as costas a tudo visando viver para Deus é como decidir se mudar para o céu.
Devemos viver de tal forma que fique evidente que para Ele são todas as coisas de nossa vida. Isso inclue vuidar e gozar das coisas inclusive materiais, pois para Ele é que assim o fazemos.
Qual o sentido de uma casa cheia de espaço e vazia de gente? Qual o sentido de um bolo não fatiado e não comido? As coisas não têm finaildade em se mesmas, por essa razão todas as coisas que ficam retidas para satisfação egoísta apodrecem, são como o talento enterrado.
Somos também a roupa que vestimos, o cônjuge que amamos, o trabalho que fazemos, a casa que moramos, o carro que dirigimos, os amigos que temos.
Conscientes de que para ele são todas as coisas entreguemos tudo a Deus. E o que Ele faz com aquilo tudo? Deus devolve para nós.
O prazer de Deus - e consequentemente o nosso - é nos ver desfrutando daquelo que Ele mesmo concedeu.
A melhor maneira de homenagear uma cachoeira é tomar um banho nela.



Foram feitas algumas adaptações do cap. 2 do livro de Ed René Kivitz "o Livro mais mal-humorado da bíblia."

3 comentários:

  1. Oi abençoado do Senhor. A essência do Senhor deverá fazer se manisfetar em nossas vidas de uma forma tal que venha ser algo natural em nosso cotidiano,conduta e assim vai... . O agradecimento e reconhecimento tem que acontecer ao abrirmos os nossos olhos em todadas as manhãs. fica na PAZ, pq abençoado já és.

    ResponderExcluir
  2. Querido Dan saiba que constitui-se em satisfação e muito prazer dar minha opinião. Com certeza devemos viver com intencidade todos os momentos enquanto estivermos aqui na terra. Pois se morrermos com Cristo continuaremos a viver outra fase a de imortal na cidade santa.

    Porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. Porque, se vivermos, para o SENHOR vivemos; se morrermos, para o SENHOR morremos. Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser SENHOR tanto dos mortos como dos vivos. (Rm 14.7-9). Obs.: Que não venhamos esqueser que devemos apreciar tudo com moderação. "Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo". Amém! Muzias.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor para todos. Irei deixar uma reflexão que se não servir para você servirá para alguém.

    RECUSE-SE A DAR OUVIDOS A FOFOCAS

    Fofocas é transmitir informações quando você nem é parte do problema nem da solução. Você sabe que espalhar fofocas é errado e, se quiser proteger sua igreja, não deve nem as ouvir. Ouvir uma fofoca é como receptar mercadoria roubada: isso o faz igualmente culpado pelo crime. Quando alguém começar a falar mal de alguém para você, tenha a coragem de dizer: "por favor, pare! Não preciso saber disso. Você já falou diretamente com a pessoa?". Pessoas que trazem fofocas a você também irão espalhar fofocas a respeito de você. tais pessoas não são confiáveis. Se você dá ouvidos a fofocas, para Deus você é um criador de caso. (Pv 16.28). "Criadores de caso dão ouvidos a criadores de caso." (Pv 17.4). "Esses são os que dividem igrejas, pensando apenas em si mesmo." (Jd 19; Pv 18.1; ITm 4.1). É triste constatar que, no rebanho de Deus, as maiores feridas sejam causadas por ovelhas, não por lobos. Paulo alerta sobre os "cristãos canibais", que "se devoram uns aos outros", destruindo a comunhão. (Gl 5.14,15). A Bíblia diz que esse tipo de pessoas deve ser evitada: "A difamação revela segredos. Portanto, fique longe de quem fala de mais". (Pv 20.19). A maneira mais rápida de pôr fim a um conflito, seja numa igreja, seja num grupo, é enfrentar carinhosamente os fofoqueiros e convidá-los a mudar de atitude. Salomão lembra que "uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo". (Pv 26.20). Amém!

    Obs.: Esse texo foi extraído do Livro: Uma Vida Com Propósito.

    ResponderExcluir