domingo, 18 de julho de 2010

Religiosidade Incoerente




Quando falamos sobre religiosidade incoerente estamos tratando de um assunto complicado, pois não conseguimos perceber quem de fato está adorando ao Senhor de coração e que não está. Este julgamento somente pode ser feito por Ele (Deus).


Mas quando estamos à frente da igreja (ministrando os cânticos, pregando, etc.) vemos muitas pessoas que parecem não estar em sintonia com o que está acontecendo a seu redor. Isso fica evidente na maneira como alguns se comportam: conversam com o vizinho de banco, ficam olhando para ps lados, entram e saem da igreja, não cantam no momento dos cânticosm dentre outras coisas.


Uma das dificuldades atuais é que muitos não tem idéia do quão sério é estar na presença de Deus! Veja o que podemos aprender em Eclesiastes 5: 1 ao 7


"Precisamos ter reverência durante os cultos." (Eclesiastes 5:1a)


Tem -se perdido a reverência nos cultos em favor de um comportamento, uma forma de expressão mais informal. Não sou daqueles que acredita que o culto deve ser "engessado", ou seja, rigorosíssimo a ponto de não permitir alguma mudança dentro de sua liturjia, mas também não creio que o culto deva acontecer "de qualquer jeito", sem nenhuma preparação prévia. Deve-se ter em mente a reverência que é devida ao Senhor.
O culto no Antigo Testamento era bem litúrgico, o que não fazia do mesmo algo infutífero; o que ocorria era que as pessoas, por vezes, compareciam ao mesmo sem nenhum temor e respeito. Há um versículo que trás a seguinte expressão: "Guarda o teu pé...", o que indica que devemos ter reverência/respeito quando nos chegamos diante de Deus.
Com isso quero alertar para o fato de que muitas pessoas ao iniciarem o culto, ficam de bate-papo, isso quando não ficam naqueles entra e sai a toda hora. Onde está a reverência?
  • Nós ficamos horas ouvindo uma palestra em nossos empregos, e porque não conseguimos ficar concentrados durante o culto?
  • Ficamos horas na frente da TV ser ir ao banheiro, e porque durante o culto levantamos e saímos como se não aguentássemos mais nem um minuto?

Precisamos estar atentos à voz do Senhor (Eclesiastes 5:1b)

Nesse versículo Salomão diz que ouvir é melhor do que sacrificar! Mas quantas vezes vamos ao culto e prestamos atenção somente na nossa atuação (ministrando ou tocando na equipe de louvor, apresentando uma peça teatral, dentre outras coisas) e, na hora da mensagem não prestamos a mínima atenção! Isso é o "sacrifício de tolo" mencionado neste versículo. Será que para Deus valei tal participação no culto?

Jovens participar do culto é algo muito sério!

Culto não é "point cristão", ou onde vamos apenas com o intuito de ter relacionamentos com outras pessoas, visando arrumar um(a) namorado(a), não é hora e nem lugar de ficar trocando bilhetinhos uns com os outros! Culto é o lugar onde adoramos a Deus e Ele fala conosco!

Devemos pensar muito bem naquiilo que falamos ao Snehor (Eclesiastes 5:2)

Daremos duas ênfases neste tópico uma sobre o que cantamos ao Senhor e outra sobre os votos que fazemos a Deus.

- Com relação ao que cantamos: Já ouvi um comentário de alguém que a hora em que os crentes mais mentem é na hora em que estão cantando! Veja almas letra que cantamos:

"Tudo, ó Cristo, a ti entrego..."

"Quero ser um vaso de benção..."

"Quero ir, orar e contribuir..."

Não sei se você já ouviu alguma destas canções que cantamos nos cultos, mas certamente se lembra de alguns votos que fazemos ao Senhor quando estmoa cantando. nós devemos estar muit atentos ao que cantamos, e parafraseando o que diz o verso 5 "melhor é que não cantes do que cantar e não cumprir!"

Baseando-nos nas canções mencionadas, veja que erros podemos comenter:

  • "Tudo, ó Cristo, a ti entrego..." Mas não abro mão de algumas coisas para servir melhor ao Senhor!
  • "Quero ser um vaso de benção..." Mas faço fofoca dos irmãos!
  • "Quero ir, orar e contribuir..." Mas não evangelizo, não oro pelos missionários e não oferto para missões!

Veja o que disse Salomão: " Não te precipites com tua boca, nem o teu coração de apresse a promuniciar palavra alguma dianre de Deus..." (Eclesiastes 5:2)

Agora veja as palavras de Paulo: "Que farei, pois? orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espíritoc, mas também cantarei com a mente." (1 Conríntios 14:15)

Quando vocês está cantando no culto, presta atenção na letra das músicas que canta ou apenas canta da boca pra fora???

Com relação aos votos que fazemos todo fim de ano:

Sempre que termina o ano, as pessoas costumam fazer vários planos para o ano que se inicia. todas procuram ter um "ano novo" melhor do que foi o anterior. Nós os crentes em Jesus além destes costumamos fazer alguns outros planos (dentro da área do nosso relacionamento com deus), por exemplo:

  • "Neste anos vou ler toda a bíblia"
  • "Neste ano vou ser um crente dedicado na igreja"
  • " Neste ano vou ser fiel no meu dízimo"

Não quero dizer que isso é errado! De forma alguma! O que preocupa são votos não cumpridos no final do ano. Neste caso, o que ocorre muitas vezes é que entra ano e sai ano e continuamos a quebrar nossos votos para com o Senhor como se isso não tivesse a mínima importância.

Tenha muito cuidado quando movido pela emoção fizer um voto a Deus. Veja bem se pode cumpí-lo, pois Eclesiastes 5:4 nos ensina que tal procedimento é tolice. Não devemos nos apressar a falar ou fazer algum voto a Deus.

Como diz o ditado popular: " A pressa é inimiga da pefeição!"

Temos que aprender a controlar ossa língua. (Eclesiastes 5:3)

Tiago fala muito sobre este tema em sua carta, se você leu os textos devocionais pôde percer isso (Tiago 1:19 ao2 7/ 3;1 ao 5 - 6 ao 12), mas não ´e somente Tiago. Já reparou como a Bíblia fala muito sobr o controle que devemos ter sobre o que falamos?

Isso porque é como nossos lábios que colocamos para fora tudo o que temos no nosso coração. Foi Jesus quem disse "..porque a boca fala do que está cheio o coração." (Mateus 12:34). E veja o seu alerta no verso 37 "Porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenados."

Como você tem usado sua língua? Somente para coisas boas ou tem saído palavras vâs de sua boca?

Devemos viver coerentemente com o que falamos ou cantamos para Deus, pois Ele quer de nós uma adoração racional. Ele não quer de nós um culto "robotizado", mas também não quer um culto levianos. É essa a ênfase em romanos 12:01, o culto racional!

Deus nos criou com espírito, mas também com intelecto e vontade - "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." (João 4:23).

Enfiim, será que nossa vida "religiosa" tem sido coerente com o título que ostentamos de "cristãos"?

Você tem sido coerente? Procure saber o que Deus pensa sobre sua vida e a adoração a ele perstada, e "teme a "Deus." (verso7)

Estudos no livro de Eclesiastes ( Franck neuwirth)

Postado por Moisés Silva, Recife 18 de Juhlo de 2010 10h17min

Um comentário: