terça-feira, 19 de julho de 2011

Intolerância


Nesta sétima breve reflexão te convido para mais uma vez estarmos meditando sobre um assunto que invariavelmente envolve a todos nós, a intolerância. Em certo sentido todos somos intolerantes, visto que num dado momento a intolerância vai brotar nos mais lindos e perfeitos jardins, por isso vamos refletir sobre esse assunto?
Na caminhada cristã encontraremos a intolerância travestida em variados termos e também sendo praticada como se fosse ensinamentos de Jesus. A intolerância é algo tão desagradável que provoca revolta.
Quem nunca foi vítimada intolerância? Essa perrgunta é fácil de responder, porém, pergunto o inverso, quem nunca fo intolerante com alguém? Quem em nome de coisas supérfulas nunca magoou outra pessoa através do veneno da intolerância?
Pois bem! Para se falar de intolerância é necessário um olhar interior. Olhar para dentro de si mesmo. Ao olhar para o meu interior vi finalmente a intolerância. Talvez esta nossa breve reflexão seja também uma expressão de intolerância. Intolerância aos intolerantes, porém ainda assim quero que juntos reflitamos, talvez melhoremos ou quem sabe eu faça outra breve reflexão sobre minhas intolerâncias.
Não poucas vezes confundimos defesa da fé com intolerância, e vice-versa, não poucas vezes eu fiz e faço isso. A intolerância ganha terrreno no oposto, no diferente, no "mal visto". E vivemos constantemente com o diferente, com o oposto, com o "mal visto". Saber lhe dar com essas coisas sem ser tolerante é algo que pode beirar o ompossível, mas como disse pode beirar.
Como seres humanos somos e estaremos sempre passíveis de cometer intolerâncias, mas que tal um olhar mais amigável para a intolerância? Que tal aprendermos alguma lição com ela? Que tal a partir desta nossa reflexão estudarmos e pensarmos melhor sobre a intolerância? Não é necessário esquecer as consequências trágicas da intolerância, mas um simples olhar para ela através de uma ótica diferente.
Hoje continuo sendo intolerante. Intolerante com o diferente, com o oposto com o "mal visto" , mas ainda assim estou aprendo a viver melhor com esses opostos. Quero um viver melhor com esses opostos. Quero um abraçar diferente. Quero encontrar não somente mãos para apertar , mas quero encontrar corações. Corações iguais ao meu que busca um bom viver com o diferente. Eu mesmo sou diferente para muitos. O meu desejo é que ainda sendo seres intolerantes sejamos seresque busquem ao máximo superar suas intolerâncias.
Muitos ensinamentos na atualidade reforçam a intolerância, não estou afirmando que devemos discordar de tudo nem que temos que aceitar tudo. Estou dizendo que podemos discordar das coisas e das pessoas e ainda assim não sermos intolerantes , uma coisa não anula a outra.
Intolerância, através dela guerras foram feitas, milhões de pessoas morreram, crianças foram deixadas por seus pais, velhos foram condenados a asilos, chamadas de casa de repouso. Negros, brancos, índios, ricos, pobres e tudo mais perderam o sentido de ser em nome de dogmas, credos, políticas e por ai vai.
Esses são exemplos grandes de intolerãncia , porém preciso olhar para mim e ver os pequenos exemplos com cuidado para que ele não se torne um grande exemplo como os citados.
Termino nossa breve reflexão desejoso de que algo seja mudado em nós, algo de bom que não nos torne mais intolerantes.
Termino esperançoso que nós olhemos com olhar diferente o próprio diferente.

Paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário