domingo, 26 de setembro de 2010

Uma pequena reflexão parte 3


-->
“Estou decepcionado com Deus”!!!!!!!
Alguém certa vez disse: “Estou decepcionado com Deus.”
Quando ouvimos alguém falar isso nossa mente, com num estalo, visualiza essa pessoa ou perdendo alguém que ama, ou reagindo a uma oração não respondida, mas vamos analisar agora um pouco do problema da decepção com Deus.
Sei da dificuldade de escrever sobre tal tema; uma prova disso é o quase desconhecimento de materiais que tratem sobre esse assunto, mas apesar do pouco material que trate de forma bíblica o assunto decidi enfrentar o desafio de escrever. Não tenho a pretensão de fechar o assunto, nem de dar a palavra final, pois analisaremos apenas um aspecto da decepção com Deus.
Há uma diferença abismal de ver os acontecimentos da bíblia e o que vemos acontecer hoje. Quando lemos a bíblia nos deparamos com acontecimentos extraordinários, milagres, abertura do mar vermelho, curas instantâneas, ressurreição de mortos, transformação de água em vinho, transladação, carros de fogo, dons sobrenaturais do espírito e muitas, mas muitas coisas que nos enchem os olhos e hoje em dia as pregações estão carregadas desses acontecimentos. Hoje os pregadores tocam o público nas descrições dos extraordinários acontecimentos bíblicos, choramos só de imaginar milagres e poder. Sem falar dos cantores que enchem suas músicas desses acontecimentos e de uma forma poética e rítmica nos descrevem os milagres maravilhosos de Deus, as orações respondidas imediatamente, os homens que praticamente tocavam o céu com a mão. Tudo isso nos dá ainda mais gás para sermos e estarmos firmes em Cristo, mas em contrapartida não vemos mais isso acontecer na prática. É como se estivéssemos lendo um livro de contos de fadas, onde nos alegramos, mas sabemos que tudo aquilo não passa de ficção. Ai é onde começam a surgir as fagulhas que tendem a se tornar numa fogueira de decepção com Deus.
Em nossa mente vivemos perguntando: “Porque na bíblia Deus fez isso e hoje eu passo por esse problema e Ele não faz algo a respeito?” “ Porque o pregador me encheu de fé ontem e hoje a realidade sucumbiu minha fé?”
Eu diria que nosso cristianismo nos prepara para nos decepcionarmos com Deus. Lembra das coisas que citei acima? Pois é! Nada ouvimos falar de decepção com Deus, e como nos prepararemos para o inverno se o que só ouvimos é triunfalismo e triunfalismo?
Nossas expectativas são frustradas porque não aprendemos que Deus não é uma marionete das nossas orações. Não aprendemos que quando Jesus orou dizendo “Seja feita a tua vontade” Ele estava disposto mesmo a fazer a vontade do Pai, mesmo que fosse levá-lo a morte. Não aprendemos que o problema está em nós e não em Deus. Ai fica difícil suportar uma decepção com Deus e continuar seguindo. Eis a razão de muitos saírem do evangelho frustrados e revoltados, pois quando aceitaram aprenderam que agora tudo ia ser de bom pra melhor, e quando tudo começa air de mal a pior não suportam e acabam abandonando a fé que um dia abraçaram com tanta expectativa.
Mas não estou falando apenas de orações não respondidas, estou falando de nós, sim de nós mesmos. Lembra de Saulo no caminho de Damasco? Lembra das palavras de a ele? Vou te lembrar. Deus disse? “ Saulo, Saulo porque me persegues?”, mas Saulo perseguia a Cristo? Não ele perseguia os seguidores de Cristo, logo quem persegue aos seguidores mo mestre, persegue o próprio mestre.
Lembra da pergunta dos discípulos “mas Senhor quando foi que nós te demos de comer e de beber?” e Jesus responde/; “ Quando fizeste a um desses pequeninos a mim me fizeste.” Pois bem, somos representantes legítimos de Cristo aqui na terra e isso implica responsabilidades.
Mas este é mais um agravante. Olhamos certas pessoas como pastores, líderes e até mesmo amigos íntimos e transferimos uma confiança que nos deixa vulneráveis. Quando essa pessoa frustra nossas expectativas mos decepcionamos com ela, mas também com Deus que se fez matéria nela. E até dizemos “porque Deus deixou isso acontecer?” “porque o pastor fulano fez isso comigo se ele é representante de Deus?”
Estamos acostumados a ouvir e assistir pregadores falar de vitórias e bençãos e ficamos mal acostumados como um viciado em receber bênçãos e só benção.
Quero te fazer algumas perguntas e não tenho o intuito de te entristecer, mas de te levar a refletir.
O que foi o jovem Estevão recebeu sendo fiel?
E o João Batista?
E Jesus?
E tantos outros? E os mártires do Coliseu? E na época das cruzadas? E na inquisição da igreja Católica? Pois é pouco ou quase nada se fala hoje em dia.
Eu mesmo já me decepcionei e às vezes ainda me decepciono com Deus, mas oro pra que eu aprenda a aceitar sua vontade que às vezes não é a minha e ainda assim a bíblia diz que ela é boa, perfeita e agradável.
Peço desculpas se frustrei suas expectativas caro leitor. Meu desejo é que recebas as bênçãos de Deus e aprendas a saber lidar quando elas aparentemente não vierem.
Não te assustes quando os sentimentos de decepção com Deus te arrebatar. Lembras que Jesus disse “Pai porque me abandonastes?” E ele entende como isso é de nossa natureza, pois um dia Ele próprio experimentou isso na pele.
Fica na paz de Cristo.

2 comentários:

  1. paz! belíssima postagem, fica na benção.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez; quero lhe parabenizar pela breve reflexão. Que Deus continue te abençoando!

    Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR (Is 55:8).
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11:1)
    Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11:6).
    Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra (Hb 11:13).

    ResponderExcluir